Defesa civil está se equipando contra cheias
No próximo dia 9, será aberta a licitação para aquisição do novo sistema de telemetria de Brusque. O projeto consiste em um equipamento de pluviômetros que irão fazer a medição do rio Itajaí-mirim em diversos pontos ao longo da cidade, inclusive em Botuverá. Com o novo sistema, a defesa civil de Brusque poderá avisar com antecedência sobre a condição do aumento do nível do rio.
A diferença entre o equipamento eletrônico e o realizado por réguas, é que a informação irá direto para a defesa civil e, assim, evita a necessidade de ter pessoas em diversos pontos da cidade para fazer a medição. Mesmo com o equipamento, a régua física continua sendo importante.
Tanto que foi solicitado à Epagri o aumento da atual régua, que passou para 11 metros, caso ocorra alguma falha no novo sistema. "Foi feira uma grande parceria e eles (Epagri) trocaram as réguas e a calibração", destacou Evandro de Mello Amaral, diretor da defesa civil de Brusque.
Para ele, ninguém evita enchentes, "mas pode-se evitar maiores danos". Está sendo feito um estudo para que futuramente Brusque possa ter um estudo plano altimétrico, com cotas de 15 centímetros, conhecidos como ‘cotas de enchente. O diretor falou que atualmente há apenas dados empíricos, como marcações dos níveis das cheias em muros e paredes de residências. "Não se tem um dado técnico", disse.
Recentemente, foi feito um levantamento pela secretaria de Estado de Desenvolvimento Sustentável através de um sobrevôo em vários pontos do Estado. Foram feitas fotos de diversas áreas, proporcionando um levantamento que futuramente servirá não apenas para a defesa civil, mas também para a Fundema e para o Ibplam.
Os dados depois de levantados estarão disponíveis em um site, onde qualquer pessoa terá acesso às informações de cotas de enchentes. Com isso, a defesa civil saberá com precisão quais locais deverão ser evacuados no caso de uma enchente.



